Um ambiente nítido e brilhante com uma cor de luz neutra nítida são os mais adequados para iluminar frutas e verduras.
A iluminação influi decididamente na apresentação dos produtos, e de acordo com estudos de consumo, a cor é o atributo mais importante para o cliente quando decide comprar. Se as cores naturais forem realçadas, o produto apresenta uma imagem fresca e sugestiva. Os inquéritos indicam que mais de um terço dos produtos adquiridos em balcões de auto-serviço são adquiridos por impulso, simplesmente porque têm um aspecto atrativo.
A iluminação adequada cria uma atmosfera que anima os clientes a comprar e mostra a melhor cara dos produtos. Realça a cor e a naturalidade dos alimentos.
Além de reduzir o consumo, estudos garantem que o estado de conservação dos alimentos é mais longo. Uma mudança na iluminação dos lineares de alimentação implica um aumento da vida útil dos produtos comercializados.
Que vantagens oferece o tubo LED?
A principal vantagem é a economia de energia, de mais de 50%. Há que destacar que o consumo de um tubo convencional, além do consumo em si, requer uma reatância cujo consumo varia entre 3 e 8 Vatios por tubo (dependendo da qualidade da reatância). Outra vantagem fundamental é a economia na manutenção (substituição de iniciadores, reatância e tubos...) porque o tubo LED não necessita de reatância nem iniciadores.
O tempo de amortização economica em uma instalação de tubos LED depende de varios fatores: Número de horas, dias, tarifa de discriminação horaria. Prestamos-lhe aconselhamento personalizado para que possa dispôr de prazos de amortização...
Horas de vida: Os tubos de LED duram mais de 50.000 horas, comparado a 10.000 horas para um bom tubo florescente.
Resistência: Os tubos LED podem suportar muito mais golpes ou vibrações do que os tubos florescentes. Na verdade, são desmontaveis e reparáveis, algo impossível para os tubos florescentes.
Consumo: Os tubos de LED consumem até 50% menos que os tubos florescentes. Um tubo florescente de 600mm-18W com reatância e iniciador pode consumir o dobro da sua potência nominal devido à reatância. Nos referimos a um consumo de 36W em comparação com 8 ou 12 W do consumo do tubo LED 600mm.
Arranque: Os tubos LED são de arranque instantâneo e não afeta às horas de vida. Por outro lado um tubo florescente demora muito para arrancar e o número de ligados diarios afeta a vida útil. Por exemplo, muitos fabricantes de tubos florescentes estimam a vida útil do tubo em 10.000 horas, tendo em conta apenas 2 ligados por dia.
Meio ambiente: Os tubos LED não precisam de nenhum gas para ligar-se, os tubos florescentes estão feitos de vapor de mercúrio e compostos de mercúrio, são produtos químicos altamente perigosos para a saúde humana e para o meio ambiente.
Instruções de instalação:
Passo 1: Desligue a corrente elétrica.
Passo 2: Retire o tubo florescente convencional.
Passo 3: Desenrrosca e retire o iniciador, depois desligue os cabos do balastro.
Passo 4: Ligue a fase a um extremo do tubo e o neutro ao outro extremo do tubo.
Passo 5: Coloque o novo tubo LED e ligue a corrente eléctrica.
Em que lugares é conveniente instalar tubos LED?
Normalmente naqueles lugares com muitas horas de ligado: iluminação estacionamentos, iluminação de hotéis, iluminação de universidades e escolas, iluminação de escritórios, iluminação de centros comerciais.